Sobre

Sobre o Projeto

O projeto Esperançar é uma iniciativa que oferta, gratuitamente, cursos livres de extensão universitária com emissão de certificado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). A formação ocorre na modalidade de Ensino a Distância de forma autoinstrucional, isso permite ao estudante praticidade na escolha de como e onde estudar.

O Esperançar apresenta cursos de curta duração destinados a todas as pessoas que desejam atualização e formação continuada, horas complementares e conteúdo de qualidade. Desta forma, o projeto atende aos apelos da Agenda 2030, especialmente no 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que busca assegurar a educação equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O projeto é uma perspectiva de adquirir conhecimentos em temas atuais, relacionados com a missão do Grupo UBEC e relevantes para os diversos contextos da contemporaneidade.

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o Esperançar:

Reproduzir vídeo

Por que ESPERANÇAR?

O nome do projeto é inspirado na grande referência em educação, Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira. Refletindo sobre o que Paulo Freire afirma sobre esperança em sua obra Pedagogia da Esperança, somos incentivados/as a (re)acender cotidianamente essa esperança que há em nós e foi nesse movimento que o Esperançar foi sonhado e gestado!

"Há uma esperança, não importa que nem sempre audaz,
nas esquinas das ruas, no corpo de cada uma e de cada um de nós!" 

Vivemos num tempo em que a esperança é cada vez mais colocada à prova.  Muitas vezes nos encontramos em total desesperança. Porém, é preciso esperançar! É preciso acreditar que depois das noites escuras brilha uma linda e intensa luz. Sob esta inspiração que o projeto é batizado e almeja promover nos diversos espaços sociais e eclesiais movimentos de esperançar! De novos horizontes e possibilidades. De construção e transformação por meio da educação.

Paulo Freire